top of page

O que é design de interiores



O Design de Interiores é voltado para o planejamento e arranjo de ambientes, levando em consideração padrões de estética e funcionalidade.

O profissional formado em Design de Interiores é quem administra todo o projeto de decoração de um determinado ambiente, estabelecendo cronogramas, fixando prazos, definindo orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

Há um projeto de lei em tramitação para regulamentar a atividade do designer de interiores, o PL 4692/12.


O objetivo desse projeto de lei é definir que a profissão de designer de interiores seja exercida por aqueles que possuem qualificação na área (bacharel, tecnólogo, técnico ou profissionais com diploma superior em cursos afins que exerçam a atividade há pelo menos dois anos).

Como a profissão de designer de interiores não é regulamentada, não existe a obrigatoriedade legal de ter um diploma para atuar na área.

No entanto, investir em cursos de capacitação, sejam eles de nível técnico, de aperfeiçoamento, ou de grau superior, aumenta as chances de conseguir e manter um emprego na área.

No Brasil, há 96 cursos superiores de design de interiores autorizados pelo MEC: 90 tecnológicos, 2 sequenciais e 4 bacharelados. Existem também cursos de design de interiores de nível técnico.


Curso de Design de Interiores: como funciona?


No Brasil há cursos de bacharelado e tecnológico que formam profissionais para a carreira em Design de Interiores.

Mas há diferenças entre esses dois tipos de cursos. Enquanto em um bacharelado o estudante terá diversas disciplinas comuns ao curso de Arquitetura e Urbanismo e será formado para atuar, sobretudo, com projetos; nos cursos tecnológicos, a formação é mais voltada para a prática da decoração.

No bacharelado em Design de Interiores, grande parte da carga horária é dedicada ao desenvolvimento de projetos, com aulas de perspectiva e desenho artístico e arquitetônico, assim como de técnicas de instalação e iluminação.

As atividades extracurriculares também são frequentes. No final do curso, as escolas costumam exigir do estudante um estágio ou a apresentação de uma monografia. O curso dura em média 4 anos.

Já no curso superior Tecnológico de Design de Interiores, o foco é em aprender a elaborar projetos de interiores, analisar a viabilidade de coordenar projetos de decoração, realizar pesquisas de tendências de comportamento, texturas, formas, cores e acabamentos. Esse curso tem duração média de 2 anos.


Âmbito profissional: em quais áreas o designer de interiores pode atuar?


Quem se forma em Design de Interiores pode atuar em:

  • Escritórios de engenharia civil, arquitetura e design;

  • Lojas especializadas (móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento);

  • Indústria moveleira

  • Como empreendedor

Entre as atividades que um designer de interiores podem desenvolver, citamos algumas:

  • Projetista: responsável pela elaboração, especificação, planejamento e acompanhamento na execução do projeto.

  • Desenhista: responsável pela representação gráfica e desenvolvimento do projeto através do desenho, assistindo arquitetos, projetistas de interiores ou designers.

  • Assistente na gestão de obras de interiores: profissional de apoio a arquitetos e engenheiros no acompanhamento de execução nos projetos de interiores.

  • Promotor de vendas: objetos, mobiliário e materiais de acabamento em lojas ou indústrias.


Escrito por Guia da Carreira

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page