top of page

MDF ou MDP, qual melhor material para os móveis planejados?

Essa é uma dúvida que sempre surge quando um cliente procura se informar mais profundamente sobre qual o material deve escolher na hora da compra dos seus móveis.

MDF ( Fibra de Média Densidade) , MDP ( Particula de Média Densidade) ou de forma mais técnica podemos dizer, Medium Density Fiberboard (MDF) tem seu miolo composto por fibras de madeira e o Medium Density Particleboard (MDP) é feito com partículas de madeira . São derivadas das mesmas espécies de madeiras reflorestadas (pinus e eucalipto) e sejam fabricadas pelo mesmo processo e com idêntica tecnologia, com diferença apenas no processo de produção.

Geralmente, quando se consulta um Marceneiro, o que geralmente se ouve é que o MDF é o material ideal e muito superior ao MDP. O que não deixa de ser verdade, se for levar em conta a forma que será trabalhado a matéria prima de seus móveis, para o Marceneiro, que fará seus móveis de forma artesanal e mais artística, o MDF é o material que mais facilita seu trabalho, na hora de fazer um recorte, uma usinagem ou uma pintura, o MDF é o material que melhor aceita esse tipo de trabalho.


Antigamente a comparação era entre o MDF e o Aglomerado, material esse mais barato e inferior ao MDF, que após muitas melhorias se tornou o MDP que conhecemos hoje. O processo de fabricação é mais rigoroso, sendo prensado em alta densidade e preparado com resina, onde se torna mais rígido, impedindo que se solte facilmente.


Cada material tem a sua importância na produção dos móveis, o MDP é aconselhável para construção de caixas e estruturas de maior dimensão, por ser mais rígido, impedindo que tenha maior chance de empenar. O MDF é responsável pelos acabamentos de maior design, com curvas e usinagens, por ser mais maleável, aceitando melhor pinturas por ter menos absorção da tinta. Os recortes em tampos arredondados , as frentes de portas usinadas, como por exemplos os estilos Colonial e Provençal, os acabamentos em Laca, pinturas entre outros .


Muito mais importante que questionar a matéria prima utilizada em sua cozinha, é se atentar às espessuras , ferragens, revestimentos, fitas de borda, e principalmente, mão de obra. Um bom Marceneiro ou um bom Montador, representa a cereja do bolo de um projeto bem feito sendo bem executado.



80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page